Telefone:
21997991432

AGENDAR VISITA GRATUITA

Projeto Elétrico

Dispositivos de Proteção do Projeto de Subestação

  • Fusíveis são os dispositivos responsáveis por proteger os condutores e cargas dos circuitos contra sobrecargas e curtos circuitos. Para isso, este dispositivo impedirá que a corrente continue fluindo pelo circuito quando o mesmo detectar que há uma intensidade de corrente maior do que a corrente que ele permite. Ele se danificará e, desta forma, cortará o fluxo de corrente. Sempre que atuar, é necessário substituí-lo, para que o circuito volte a funcionar da forma correta;
  • Disjuntores tem a mesma finalidade que o Fusível. O grande diferencial e vantagem de um para o outro é que o Disjuntor não precisa ser substituído quando atuar. É necessário apenas que aguarde por um período que, depois de rearmá-lo, ele volta a funcionar tranquilamente. No entanto, se este dispositivo atuar frequentemente, é importante investigar a causa deste fenômeno, pois as instalações elétricas podem estar subdimensionadas;
  • Disjuntores residuais é um dispositivo de proteção que, ao invés de proteger os componentes do circuito, ele protege as pessoas contra choques elétricos. Ele funciona de uma forma que compara a corrente que está chegando e saindo do circuito. Se essa diferença for muito alta, quer dizer que está havendo fuga de corrente em algum lugar do circuito. Como a maioria dessas fugas é resultado de um choque elétrico, o disjuntor atua quase que instantaneamente, impedindo que a pessoa continue recebendo as descargas elétricas, o que diminui consideravelmente os danos causados.
 
Importância dimensionamento ideal

Dimensionar esses dispositivos da forma correta é imprescindível, pois, se eles forem subdimensionados, eles atuarão de forma indevida, e haverá uma falta de energia constante e desnecessária. Por outro lado, se eles forem sobredimensionados, não protegerá como deveria os condutores, máquinas elétricas e as pessoas da forma correta. Desta forma, poderá causar irreversíveis danos às instalações elétricas e possíveis danos físicos aos consumidores.

O dimensionamento dos disjuntores é realizado perante às duas normas, consultando as tabelas, levando em conta a corrente, polaridade e qual a finalidade do circuito o qual o dispositivo protegerá.

Planta com Cortes do Projeto de Subestação

Para realizar esta etapa do projeto, começa-se com a planta baixa da subestação e então os outros componentes são inseridos. Entre eles estão:

  • Transformador;
  • Poços de aterramento;
  • Cubículo de proteção e medição;
  • Reservatório de óleo;
  • Barreira de proteção mecânica

Diagrama Unifilar

Nesta etapa, será elaborado a planta do Diagrama Unifilar da subestação. Diagrama unifilar trata-se de uma versão simplificada de todo o circuito, que vai do poste até o quadro de distribuição parcial de cada consumidor, no caso de casas ou apartamentos. Nesta representação contém também informações cruciais sobre o projeto, como por exemplo: a corrente nominal dos dispositivos de proteção e onde eles serão instalados no circuito e qual a seção transversal dos condutores e eletrodutos de cada circuito.

O que é um Projeto Elétrico?

Um projeto elétrico é um conjunto de informações, desenhos e cálculos que orientam a instalação e manutenção das instalações elétricas em uma construção. Ele serve como um guia para os eletricistas e engenheiros responsáveis pela implementação e manutenção do sistema elétrico, garantindo a conformidade com as normas técnicas e a segurança dos ocupantes.

Por que é importante um Projeto Elétrico?

Um projeto elétrico bem elaborado traz diversos benefícios:

  • Segurança: Ao seguir as normas técnicas e garantir o dimensionamento adequado dos componentes, o projeto elétrico previne acidentes, incêndios e outros riscos relacionados às instalações elétricas.

  • Economia de energia: Um projeto elétrico eficiente otimiza o consumo de energia, reduzindo o custo da conta de luz e contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

  • Manutenção facilitada: Um projeto elétrico bem documentado facilita a identificação e solução de problemas, reduzindo o tempo e o custo das manutenções.

um projeto elétrico bem planejado e executado é fundamental para garantir a segurança, eficiência e conformidade das instalações elétricas em qualquer tipo de construção. Ao seguir as etapas mencionadas acima e trabalhar com profissionais qualificados, você pode garantir que seu projeto elétrico atenda às necessidades específicas do imóvel e cumpra todas as normas técnicas aplicáveis.

Além disso, um projeto elétrico bem elaborado pode evitar perigos de uma instalação elétrica ultrapassada e garantir a eficiência e segurança do aterramento elétrico residencial. Caso seja necessário realizar um aumento de carga elétrica, um projeto elétrico atualizado facilitará a execução dessa tarefa.

Portanto, investir tempo e recursos na elaboração de um projeto elétrico de qualidade é uma decisão inteligente que trará benefícios a longo prazo, garantindo a segurança e o conforto dos ocupantes e a eficiência energética do imóvel.



Clientes Atendidos

+100

Horário

Todo dia, 09.00 - 22.00

ARTs

+70

Localização

Rua Dona Mariana Botafogo

Nossas Obras

Confira Nossas últimas obras

Abaixo você pode ver clicando sobre o nome da respectiva obra