Um projeto elétrico residencial é uma representação gráfica que contém todas as informações e detalhes técnicos necessários para a correta execução de uma instalação elétrica.
Uma residência precisa de uma quantidade mínima de tomadas, interruptores bem posicionados, disjuntores que não desarmem (salvo em situações de risco) e outros fatores que só podem ser alcançados através de um bom projeto elétrico.
Não se trata apenas de conforto e eficiência, mas também existem requisitos de segurança a serem atendidos, que podem ser conferidos na NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão e na NR10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade.
Independentemente do tamanho ou complexidade da obra, o projeto elétrico é indispensável, mas como explicar isso para o cliente? Vamos entender as principais vantagens de um projeto elétrico residencial quando elaborado por um profissional.
Profissionais de nível técnico ou superior da área de elétrica que possuem o certificado CREA já estão habilitados a assinar projetos elétricos residenciais.
A execução desse projeto pode ser feita por qualquer profissional capacitado, sendo que para isso é necessário interpretar o diagrama elétrico.
Muito mais do que uma tomada acessível quando mais precisamos, o projeto elétrico oferece uma série de benefícios, que vão desde economia de energia até segurança. Vamos conferir os principais:
Dimensionar esses dispositivos da forma correta é imprescindível, pois, se eles forem subdimensionados, eles atuarão de forma indevida, e haverá uma falta de energia constante e desnecessária. Por outro lado, se eles forem sobredimensionados, não protegerá como deveria os condutores, máquinas elétricas e as pessoas da forma correta. Desta forma, poderá causar irreversíveis danos às instalações elétricas e possíveis danos físicos aos consumidores.
O dimensionamento dos disjuntores é realizado perante às duas normas, consultando as tabelas, levando em conta a corrente, polaridade e qual a finalidade do circuito o qual o dispositivo protegerá.
Para realizar esta etapa do projeto, começa-se com a planta baixa da subestação e então os outros componentes são inseridos. Entre eles estão:
Nesta etapa, será elaborado a planta do Diagrama Unifilar da subestação. Diagrama unifilar trata-se de uma versão simplificada de todo o circuito, que vai do poste até o quadro de distribuição parcial de cada consumidor, no caso de casas ou apartamentos. Nesta representação contém também informações cruciais sobre o projeto, como por exemplo: a corrente nominal dos dispositivos de proteção e onde eles serão instalados no circuito e qual a seção transversal dos condutores e eletrodutos de cada circuito.
Abaixo você pode ver clicando sobre o nome da respectiva obra
Veja se sua dúvida sobre é respondida abaixo
Sim. Todos nossos engenheiros são credenciados no CREA
Não. A Light não credencia engenheiros nem eletricistas
Veja se sua dúvida sobre projeto elétrico é respondida abaixo
Um projeto elétrico é um conjunto de informações, desenhos e cálculos que orientam a instalação e manutenção das instalações elétricas em uma construção. Ele serve como um guia para os eletricistas e engenheiros responsáveis pela implementação e manutenção do sistema elétrico, garantindo a conformidade com as normas técnicas e a segurança dos ocupantes.
Um projeto elétrico bem elaborado traz diversos benefícios:
Segurança: Ao seguir as normas técnicas e garantir o dimensionamento adequado dos componentes, o projeto elétrico previne acidentes, incêndios e outros riscos relacionados às instalações elétricas.
Economia de energia: Um projeto elétrico eficiente otimiza o consumo de energia, reduzindo o custo da conta de luz e contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
Manutenção facilitada: Um projeto elétrico bem documentado facilita a identificação e solução de problemas, reduzindo o tempo e o custo das manutenções.
um projeto elétrico bem planejado e executado é fundamental para garantir a segurança, eficiência e conformidade das instalações elétricas em qualquer tipo de construção. Ao seguir as etapas mencionadas acima e trabalhar com profissionais qualificados, você pode garantir que seu projeto elétrico atenda às necessidades específicas do imóvel e cumpra todas as normas técnicas aplicáveis.
Além disso, um projeto elétrico bem elaborado pode evitar perigos de uma instalação elétrica ultrapassada e garantir a eficiência e segurança do aterramento elétrico residencial. Caso seja necessário realizar um aumento de carga elétrica, um projeto elétrico atualizado facilitará a execução dessa tarefa.
Portanto, investir tempo e recursos na elaboração de um projeto elétrico de qualidade é uma decisão inteligente que trará benefícios a longo prazo, garantindo a segurança e o conforto dos ocupantes e a eficiência energética do imóvel.
Entre em contato com a Sermugion para tirar dúvidas, agendar visita técnica gratuito, pedir orçamento gratuito.