Telefone:
21997991432

Porque realizar aumento de carga elétrica no seu imóvel

Tabela de Conteúdo

Atualmente, nossas demandas energéticas são muito diferentes de 50 anos atrás. Usamos ar condicionado, chuveiro elétrico entre outras coisas que num passado não tão distante sequer  existiam. No entanto, muitas pessoas que vivem em prédios antigos não conseguem utilizar aparelhos de ar condicionado split, chuveiros elétricos nem outros equipamentos que consumam tanta energia quanto. Eles teriam que realizar aumento de carga para poder usufruir desses equipamentos. Isso se dá por dois fatores: milimetragem insuficiente do cabo que liga o relógio da concessionária de luz de sua região localizado no Pc de Luz do seu condomínio; Presença de sistema monofásico em sua residência. Caso você more em apartamento, abaixo explicaremos detalhadamente cada um deles.

O que é aumento de carga elétrica?

O aumento de carga elétrica é o processo de ampliação da capacidade de uma instalação elétrica para suportar uma demanda de energia maior. Esse procedimento geralmente envolve a atualização de componentes elétricos, como disjuntores, fios e cabos, e a reforma do PC de Luz, garantindo a adequação às normas técnicas e à demanda energética atual. Este processo é fundamental para evitar problemas como sobrecargas, curtos-circuitos e quedas de energia, garantindo assim a segurança e o conforto dos usuários.

 

Aumento de Carga

Motivos para realizar aumento de carga elétrica

Cabo com milimetragem insuficiente

Apesar de muitas pessoas não entenderem muito bem como os fatos na eletricidade ocorrem, não será de difícil entendimento o que irá ser explicado a seguir. Quanto mais potentes forem os seus aparelhos que consomem energia elétrica, mais energia precisará chegar ao seu apartamento para fazê-los funcionar. Portanto, quanto mais energia a residência demandar, maior volume de condutor será necessário. Isso pode levar à necessidade de um aumento de carga elétrica.

Podemos citar, por exemplo, um chuveiro de 6900 Watts. Para fazê-lo funcionar corretamente, sem perigo ao morador, teríamos que utilizá-lo em uma voltagem de 220 volts e em um circuito de um cabo de 6 mm. Para esse cenário ser possível, o apartamento deve ter no mínimo 2 fases e o cabo localizado entre o Pc de Luz e o quadro de sua residência deverá ser de 6 mm. Caso seu apartamento seja monofásico, você teria que ligar o chuveiro do exemplo em um circuito de um cabo de 16 mm e o cabo localizado entre o Pc de Luz e o quadro de sua residência deveria ter uma milimetragem superior a 16 mm.

Nesses casos, realizar um aumento de carga elétrica é fundamental para garantir o funcionamento adequado dos aparelhos e a segurança dos moradores, evitando problemas como sobrecargas e quedas de energia.

 

Aumento de Carga elétrica

 

Sistema Monofásico

 

A presença de apenas uma fase limita bastante o apartamento. Alguns exemplos de eletrodomésticos que não poderão ser utilizados em sua residência são:

  1. Aparelhos de ar condicionado modelo split: Embora você possa usar o tradicional ar condicionado de janela, os splits são absurdamente mais econômicos e mais eficientes, além de ser um dos itens mais procurados pelos inquilinos na hora de alugar um apartamento. Um aumento de carga elétrica pode ser necessário para acomodar esses aparelhos mais modernos e eficientes.
  2. Chuveiros elétricos modernos: No caso de utilização de um chuveiro elétrico monofásico, acarreta em queda de energia na sua instalação elétrica, impossibilitando a utilização de outros equipamentos simultaneamente ao chuveiro. Um aumento de carga elétrica pode ajudar a evitar esses problemas e permitir a utilização de chuveiros elétricos mais avançados.
  3. Equipamentos que funcionam utilizando duas fases: Com apenas uma fase em sua residência, você não poderá ter nenhum tipo de equipamento que funcione utilizando duas fases, em outras palavras, você só terá tomadas 110 volts. Realizar um aumento de carga elétrica permitiria a instalação de tomadas 220 volts, ampliando as opções de aparelhos e equipamentos que você poderá usar em sua residência.

 

Dificuldades encontradas para realizar aumento de carga elétrica

Necessidade da emissão de ART para realização do aumento de carga

 

ART, também conhecida como anotação de responsabilidade Técnica, limita drasticamente o universo de pessoas que podem solicitar a alteração de carga. Somente engenheiros eletricistas e técnicos podem emitir tal documento. Uma pessoa de fora desse universo precisa entregar uma procuração autenticada, cópia da identidade e da conta de luz que seja o titular para o responsável técnico que emitirá a ART.

 

Pc de Luz desatualizado

 

Nesta última década, as concessionárias de energia veem adotando um novo padrão de quadros de metal que substitui o antigo padrão de madeira. Morar em um condomínio que possua o padrão de madeira não é necessariamente limitante, embora em muitos casos a concessionária possa vir a negar pedidos de aumento de carga elétrica. Nesse caso, a solução adotada é:

  1. Emissão da ART: O cliente paga o custo da emissão da ART e o processo é iniciado na concessionária.
  2. Resposta da concessionária de energia:
    • Caso a resposta seja favorável, o aumento de carga elétrica é realizado.
    • Caso a resposta seja negativa, isso significa que o condomínio terá que atualizar o padrão de medidores.

Essa é a forma mais segura de se inicializar o processo de aumento de carga elétrica em condomínios com o antigo padrão de madeira. Atualizar o padrão de medidores não só permite a realização do aumento de carga, mas também traz benefícios como maior segurança e melhor eficiência energética para os moradores.

 

Principais Aumentos de Carga

 

 

Caminho entre o Pc de Luz e o apartamento

 

Os apartamentos que solicitam aumento de carga elétrica geralmente estão localizados em condomínios antigos. Portanto, é comum encontrar os conduites entupidos. Os eletrodutos antigos muitas vezes se encontram danificados devido às dilatações térmicas e choques mecânicos que ocorrem ao longo dos anos. Além desses danos, existe o entupimento por acúmulo de sujeira e sólidos diversos.

Nessas situações, deve-se procurar saídas externas junto ao síndico do condomínio para fazer o cabo chegar do Pc de Luz até o quadro do seu apartamento. Algumas soluções possíveis para realizar o aumento de carga elétrica são:

  1. Utilizar o shaft do prédio: Levar as 3 fases e o neutro pelo shaft do prédio até a área de serviço do apartamento do cliente. Essa é uma maneira muito cara, pois precisará de algum profissional habilitado para trabalhar em cadeira suspensa além do gasto do material.
  2. Aproveitar a lixeira desativada: Utilizar a lixeira desativada do condomínio como passagem para os cabos. Essa solução depende da higienização do condomínio quanto a insetos e roedores e também se ele está em uso ou não. Lembro que no estado do Rio de Janeiro a lei condena o uso de lixeiras por gravidade, mas isso não significa que todos os condomínios adotam esse comportamento.

Encontrar soluções criativas e seguras é fundamental para garantir o sucesso do aumento de carga elétrica em condomínios antigos e melhorar a qualidade da instalação elétrica para os moradores.

 

 

Eletricista dimensionar de maneira errada algum dos componentes para realização do Aumento de Carga elétrica

 

Quando se trata de aumento de carga elétrica, é essencial contar com profissionais qualificados para garantir um trabalho bem feito e evitar problemas futuros. A seguir, listamos alguns erros comuns cometidos por eletricistas durante esse processo e como lidar com eles:

  1. Dimensionamento incorreto do cabo entre o Pc de Luz e o quadro do apartamento: Muitas vezes, por desconhecimento, o eletricista acaba utilizando a bitola errada para o cabo, pensando que aumentar o diâmetro para o próximo tamanho é suficiente. Nesses casos, basta retirar o cabo incorreto e repor com o cabo dimensionado de forma correta para resolver os problemas relacionados ao aumento de carga elétrica.
  2. Dimensionamento equivocado do disjuntor geral do quadro do apartamento: Se o eletricista dimensionar apenas o disjuntor geral de forma incorreta, basta trocá-lo para solucionar os problemas associados ao aumento de carga.
  3. Subdimensionamento do cabo entre o relógio da concessionária de energia e o Barramento do Pc de Luz: Se o eletricista subdimensionar o cabo, mas o dimensionamento ainda estiver correto perante a norma técnica, você não conseguirá ser atendido como gostaria e terá gasto dinheiro desnecessariamente. Se o dimensionamento estiver errado perante a norma técnica, a concessionária negará o pedido na hora da vistoria técnica. Nesse caso, o eletricista terá que corrigir os pontos indicados no relatório, o que pode exigir refazer todo o trabalho.

Para evitar dores de cabeça e garantir um serviço eficiente, é fundamental contratar mão de obra qualificada e com experiência comprovada em aumento de carga elétrica. Assim, você economizará tempo e dinheiro e terá um resultado satisfatório.

 

Aumento de Carga elétrica

 

Como a Sermugion pode te ajudar?

 

Atuamos com Profissionais Especializados na elaboração do projeto dentro das diretrizes da concessionária de energia, além de fornecer mão de obra e consultoria em todo o processo, desde a elaboração do projeto até a troca dos painéisVeja nossas obras realizadas

Explorar

Peça seu Orçamento Gratuito