Ligação Nova Light
Documentação Pessoa Física
Documentação Técnica
Preparação do Local
Vistorial do Local
Requisitos
Prazos Ligação Nova Light
Para solicitar uma nova ligação de energia elétrica como pessoa física, são necessárias as seguintes documentações:
- Para atendimento presencial em agências comerciais: cópias simples dos documentos.
- Para atendimento pela Agência Virtual: documentos originais digitalizados enviados através do formulário de solicitação do serviço.
- Para comprovação do responsável pelo local: documento de identificação oficial com foto e CPF, caso não esteja no documento de identificação. Para indígenas sem esses documentos, é necessário apresentar o RANI (Registro de Nascimento do Indígena). Para menores emancipados, será necessário apresentar a sentença declaratória de emancipação, escritura pública de emancipação, certidão de casamento, colação de grau em curso superior ou comprovação de vínculo em emprego público efetivo.
- Para comprovação da atividade exercida no local:
- Para atividade residencial urbana: não há exigência de confirmação, apenas a apresentação dos documentos para comprovação do responsável pelo local.
- Para atividade residencial rural utilizada por trabalhador rural ou aposentado nessa condição: apresentar o CCIR (Certificado de Imóvel Rural) que comprove a inscrição do imóvel rural no INCRA, ITR (Imposto Territorial Rural) do último recibo, comprovante de aposentadoria, carteira de trabalho, contribuição sindical rural devida à Confederação Nacional da Agricultura, contribuição à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, cadastro de produtor rural e aquicultor do Estado do Rio de Janeiro dentro da validade ou inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis.
- Para atividade não residencial como profissional liberal: apresentar a inscrição municipal de autonomia. Se for o caso, apresentar também o alvará de funcionamento do estabelecimento, alvará de licença da prefeitura ou alvará concedido pelo órgão de classe.
- Para atividade rural como agropecuária rural ou urbana (exceto para fins de subsistência), agroindústria rural ou urbana ou aquicultura rural ou urbana (exceto para agricultura para fins de subsistência): apresentar o CCIR – Certificado de Imóvel Rural ou ITR – Imposto sobre Propriedade Rural do último recibo e o registro de produtor rural expedido por órgão público competente, nota fiscal do produto agropecuário ou declaração de cooperativa que desenvolva a atividade agropecuária.
- Para atividade rural como agropecuária rural para fins de subsistência, aquicultura rural para fins de subsistência, agropecuária urbana para fins de subsistência ou aquicultura urbana para fins de subsistência: não há exigência de confirmação, apenas a apresentação dos documentos para comprovação do responsável pelo local. Entretanto, a Light pode realizar visita ao local para comprovar que trata-se de atividade de subsistência.
Para instalações residenciais com carga instalada superior a 24 kVA (63A) e instalações não residenciais, a preparação do local deve ser realizada por um profissional habilitado. Caso seja um profissional de engenharia ou eletrotécnica, deve ser apresentada a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) quitada pelo CREA/RJ. Se for um profissional de arquitetura e urbanismo, deve ser apresentado o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) quitado pelo CAU/BR. E, se for um profissional técnico industrial, deve ser apresentado o TRT (Termo de Responsabilidade Técnica) quitado pelo CFT/BR.
Atenção! O novo titular da conta de energia deve realizar a solicitação. Caso seja um terceiro, deve apresentar uma procuração. Caso seja uma pessoa jurídica, é necessário apresentar o documento de constituição. Se as assinaturas nos documentos estiverem em nome de terceiros, deve ser apresentada uma procuração. E, se for uma pessoa jurídica, deve ser apresentado o documento de constituição pertinente. Somente serão aceitos documentos válidos dentro do prazo de validade. O processo será iniciado após a apresentação de todos os documentos necessários. A Light pode exigir outros documentos que sejam necessários para análise.
Para garantir a correta instalação elétrica em sua propriedade, é importante utilizar o Simulador de Padrão de Ligação para calcular a carga instalada e a demanda necessárias, bem como escolher o padrão de entrada mais adequado. No entanto, é recomendável contratar eletricistas ou instaladores qualificados para realizar o dimensionamento técnico dos materiais e equipamentos elétricos de acordo com as normas técnicas e de segurança da Light (RECON – BT). Além disso, é importante ressaltar que, em instalações residenciais com carga instalada superior a 24 kVA (63A) e instalações não residenciais de qualquer carga instalada, a preparação do local deve ser realizada por profissionais habilitados em engenharia ou eletrotécnica (com ART quitada), arquitetura e urbanismo (com RRT quitado) ou técnicos industriais (com TRT quitada). É válido destacar que a Light não credencia eletricistas ou instaladores.
Antes de efetuar a ligação de energia elétrica, a equipe da Light realizará uma vistoria no local para garantir que o padrão de ligação esteja em conformidade com as Normas Técnicas da Light (RECON – BT) e as informações fornecidas pelo cliente.
Caso o padrão de ligação esteja de acordo com as especificações técnicas e de segurança vigentes, a nova ligação será realizada sem cobrança de taxas.
No entanto, se houver alguma irregularidade no padrão de ligação ou dificuldade de acesso às instalações para a execução do serviço, a vistoria será reprovada e a equipe deixará um documento na unidade consumidora com as pendências a serem resolvidas pelo cliente.
Após solucionar as pendências, o cliente deve entrar em contato com nossos canais de atendimento para agendar uma nova vistoria.
É importante destacar que, em caso de necessidade de uma nova vistoria no local, será cobrada uma taxa na fatura de energia elétrica de acordo com os valores estabelecidos pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), conforme a tabela de valores dos serviços cobráveis, disponível no link a seguir:”
Para receber o serviço de fornecimento de energia, a unidade consumidora deve estar localizada dentro do alcance da rede de baixa tensão e estar em uma das seguintes situações:
Possuir carga instalada igual ou inferior a 24 kVA (63A), com entrada individual e atendida através do sistema de distribuição aéreo;
Estar em propriedade com no máximo 4 (quatro) unidades monofásicas ou polifásicas, sem restrição de atividade e atendida através do sistema de distribuição aéreo, sendo o limite de carga individual de até 24 kVA (63A).
Se a situação da unidade consumidora não se enquadra nos requisitos acima, será necessário um estudo de adequação da rede antes da ligação, com possíveis custos para o solicitante. Clique aqui para saber como solicitar a Avaliação das Condições Técnicas através de Estudo e obter a documentação necessária.
O pedido de ligação nova deve ser feito somente após o preparo do local pelo cliente, incluindo a construção do padrão de ligação, que deve estar em conformidade com as Normas Técnicas da Light (RECON – BT).
Para áreas tombadas pelo Patrimônio Público e/ou áreas de unidade de conservação da natureza, é necessária a apresentação de documento de autorização para estabelecimento no local (licença) emitido pelo órgão público competente.
Clique aqui para saber sobre os critérios para desconto especial na tarifa de fornecimento de energia destinada à irrigação vinculada à atividade de agropecuária e na carga de aquicultura.
Clique aqui para obter todas as informações sobre os critérios para obter o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica.
Esses são os prazos estimados para a vistoria do local e a alteração de carga pela Light, de acordo com a área em que a unidade consumidora está localizada. Em áreas urbanas, a vistoria é geralmente realizada em até 3 dias úteis a partir da solicitação do cliente, enquanto em áreas rurais esse prazo pode se estender para até 5 dias úteis.
Após a vistoria, se o padrão de ligação estiver de acordo com as normas técnicas e de segurança da Light, a alteração de carga será aprovada e a mudança de carga geralmente é realizada em até 2 dias úteis em áreas urbanas e 5 dias úteis em áreas rurais. No entanto, se houver pendências a serem resolvidas pelo cliente, a vistoria será reprovada e será necessário agendar uma nova vistoria, o que pode atrasar o processo.
Nossas Soluções para Ligação Nova
Confira nossas soluções para ligação nova.
- Aprovação junto à Light
- Instalação CM3 e CDJ3
- Emissão de ART
- Passagem das fases do Pc de Luz até o apartamento
Clientes Atendidos
+100
Horário
Todo dia, 09.00 - 22.00
ARTs
+70
Localização
Rua Dona Mariana Botafogo
Nossas Obras
Confira Nossas últimas obras
Abaixo você pode ver clicando sobre o nome da respectiva obra
Perguntas Frequentes
Perguntas Gerais
Veja se sua dúvida sobre é respondida abaixo
Sim. Todos nossos engenheiros são credenciados no CREA
Não. A Light não credencia engenheiros nem eletricistas
Ligação Nova
Veja se sua dúvida sobre aumento de carga é respondida abaixo
É o procedimento adotado junto a concessionária de energia para aumentar a quantidade de disponibilizada para seu imóvel.
Engenheiros Eletricistas Capazes de emitir ART.
Pc de Luz em prédios podem estar localizados em andares inferiores como portaria, subsolo, garagem ou estarem distribuídos pelos andares com apartamentos. Caso seja a segunda opção, gastará menos material para realizar aumento de carga
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